Agrotóxicos
Álcool
Alimentação e Saúde
Células tronco
Cigarro/Tabaco
Clonagem
Cobaias humanas
Comunicação e Saúde
Corpo/Beleza
Doenças/Patologias
Drogas
Ética e Saúde
Genoma
História da Saúde
Jornalismo e Saúde
Medicamentos
“Medicina Alternativa”
Pesquisa em Saúde
Promoção da Saúde
Relação Médico X Paciente
Saúde e Cultura
Saúde em crise
Sociologia da Saúde
Clique para compartilhar esta página com seus amigos!

Tabaco/Bebida

:: O verdadeiro balanço social da indústria tabagista

     Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno,jornalista, professor do programa de pós-graduação em Comunicação Social da UMESP e professor de Jornalismo da ECA/USP, diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa.
 
:: Tolerância Zero: a guerra declarada da União Européia contra a propaganda de cigarro na Fórmula 1
     Carlos Henrique Rosalino Baságlia é formado em Rádio e TV e mestrando em Comunicação Social pela UMESP.
 
:: Marketing alcoólico da Bacardi. Marketing de drogas ou droga de marketing?
     Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno,jornalista, professor do programa de pós-graduação em Comunicação Social da UMESP e professor de Jornalismo da ECA/USP, diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa.
 
:: O alcoolismo no universo Teen e a informação que é veiculada nos suplementos para jovens
     Aparecida Ribeiro dos Santos é graduada em Letras e mestre em Comunicação Social na UMESP; Babette de Almeida Prado Mendoza é graduada em Ciências Sociais e mestre em Comunicação Social na UMESP.
 
:: A propaganda de álcool merece uma sacudida. Ah, se merece...
     Prof. Dr. Wilson da Costa Bueno,jornalista, professor do programa de pós-graduação em Comunicação Social da UMESP e professor de Jornalismo da ECA/USP, diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa.
 
:: Artigos completos em outros sites
 
:: A propaganda de bebidas alcoólicas no Brasil
     Ilana Pinsky é psicóloga, pós-doutorada na Robert Wood Johnson Medical School(EUA) e coordenadora do ambulatório de adolescentes da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) - UNIFESP.
Neste artigo, publicado no site Movimento Propaganda sem Bebida, a autora examina a estratégia da indústria de bebida de associar o álcool a valores da cultura brasileira e conclui que "A indústria do álcool e da propaganda no Brasil não está, nem de longe, desempenhando um papel responsável nessa situação."
No site, há muitos outros artigos sobre o tema. É uma referência importante no assunto.
(http://www.propagandasembebida.org.br/artigos/integra.php?id=12)
 
:: Receptividade à propaganda de cigarro entre adoslecentes deprimidos
     O artigo relata pesquisa em que evidencia que os jovens deprimidos estão mais vulneráveis à propaganda (e consequentemente ao consumo) de cigarro.
Artigo publicado no site da ANPUAD - Associação Nacional de Prevenção ao Uso e Abuso de Drogas. O site traz um bom número de artigos sobre a influência da mídia no consumo de drogas, inclusive tabaco e bebidas.
 
 
Home