Google

      Os sites de busca são, quase sempre, a porta de entrada de cada um de nós na Web e colocam à nossa disposição um conjunto imenso de informações. Evidentemente, como sabemos, qualquer um pode disponibilizar textos, informações, opiniões na Internet e, embora isso seja bom, porque contribui para a pluralidade e para a democratização do processo de circulação de informações, tem também o seu lado negativo. Há muito lixo na Internet.

      Você pode, no entanto, tomar alguns cuidados para não “comprar gato por lebre” e também para refinar as suas buscas na Internet, já que, para quase tudo, existe muita coisa.

      Duas medidas práticas podem contribuir para que a sua consulta na Web seja mais eficaz (você possa recuperar exatamente o que está pretendendo) e para que possa encontrar informações mais confiáveis (que sejam oriundas de fontes de credibilidade).

1) Defina bem o assunto que está consultando na Web, utilizando a palavra-chave adequada. Isto significa, por exemplo, que, se deseja levantar material sobre “assessoria de imprensa no Terceiro Setor” ou sobre “comunicação nas instituições bancárias”, use exatamente essas frases ou expressões na caixa de busca e não “assessoria de imprensa” ou “comunicação empresarial” de maneira geral. Cada sistema de busca traz dicas sobre como melhorar a pesquisa de informações. Se tiver um tempinho, leia-as com atenção. Com certeza, economizará muito tempo, se seguir as recomendações dos sites.

2) Tente, quando receber as respostas à sua consulta no sistema de busca, identificar a fonte das informações. Tente checar especificamente qual é a credibilidade da pessoa ou da entidade que está disponibilizando a informação. Se for uma pessoa física (profissional, professor etc), coloque o nome dela na caixa de busca e verifique melhor quem ela é, o que dizem dela etc. Se for um professor, pesquisador, por exemplo, deve ter um currículo Lattes (identifica a sua produção científica) e você pode acessá-lo colocando na caixa de busca o nome da pessoa + currículo Lattes. Se for uma organização ou entidade, tente acessar o seu site e conhecê-la melhor. Leia também o que dizem dela.

      Como a gente diz no interior (lá em Ribeirão Preto, por exemplo, terra do nosso editor), cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém.

:: Sites de busca ou Metabuscadores

Google - www.google.com.br
Yahoo - www.yahoo.com.br
Alta Vista - www.altavista.com

Radar Uol - radaruol.uol.com.br
Radix - www.radix.com.br

      Se você quiser consultar informações e dados de qualidade gerados no Brasil, não deixe de consultar as Bases de Dados Brasileiras na Internet, que estão no site do Prossiga (você não conhece? Puxa, navegue por lá e vai se surpreender!)

 
 
Home