Home
Banco de Notícias


::
Sinusite: se ela pegar você, vai dar trabalho

Wilson da Costa Bueno*

      Dor de cabeça, nariz congestionado e uma sensação de peso nas maçãs do rosto e até mesmo na testa ou nos olhos. Muitas vezes, a febre também aparece e a pessoa padece com um terrível mal estar. Estes são os principais sintomas da sinusite, um processo inflamatório que toma conta dos seios paranasais ( conjunto de cavidades localizadas no interior dos ossos que constituem o rosto) e que, se não tratada adequadamente, pode gerar complicações maiores.
      Mas por que motivo uma pessoa é acometida de sinusite? A doença pode ter origem alérgica (provocada por um rinite crônica) ou infecciosa, mas sempre apresenta inchaço da mucosa dos seios, em função do aumento de secreção que o nariz não consegue drenar. As pessoas que têm rinite crônica ( inflamação da mucosa que recobre o nariz) podem vir a apresentar sinusite porque esta inflamação acaba obstruindo os canais que ligam o nariz, impedindo também a drenagem da secreção que se acumula na mucosa dos seios.
      O tratamento da sinusite é feito com antibióticos, quando a infecção é do tipo bacteriana, mas há casos em que é necessário o uso de medicamentos à base de corticóide. Como a doença se faz acompanhar de dor, os analgésicos são recomendados; o uso de soro fisiológico para lavar o nariz pode aliviar também o desconforto.
      Os especialistas costumam advertir para a necessidade de um acompanhamento médico no caso de sinusite, porque muitas pessoas tendem a seguir os conselhos de amigos, administrando, por conta própria, antibióticos ou abusando das famosas "gotinhas" para desobstruir o nariz e, com frequência, isto não só piora a sinusite como provoca efeitos colaterais bastante sérios.
      Em geral, alguns cuidados podem ser tomados ou para evitar a sinusite ou para impedir que ela se complique. As pessoas devem, por exemplo, ficar longe de ambientes fechados, sobretudo aqueles em que há muita gente e, particularmente, fumantes. O ar condicionado pode piorar o problema, bem como os choques tér-micos (evite sair à rua, nestes dias frios, logo após o banho quente ou se expor a correntes de ar).
      Os que sofrem de rinite devem procurar o médico para conhecer as suas causas e, portanto, combatê-las. É importante lembrar que problemas dentários e deformidades nasais podem estar também associados ao aparecimento da sinusite e que, em função disto, estas situações pré-existentes devem ser consideradas.
      Os especialistas chamam ainda a atenção para o fato de que, mais e mais, as crianças têm sofrido com a sinusite e admitem, baseados em pesquisas, que, durante as crises, elas podem apresentar problemas de audição e fala. Eles recomendam aos pais que fiquem atentos e que, especialmente no inverno, cuidem para que elas não saiam por aí sem agasalho ou abusem de bebidas geladas.
      É fundamental repetir: a automedicação é perigosa neste caso: não se deve brincar com antibiótico e também com os remedinhos de pingar no nariz. Consulte um médico, se tiver qualquer dúvida. Sua saúde não pode ser colocada em jogo.

--------------------------------------------------------------------------------

*Wilson da Costa Bueno é jornalista, professor do programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP e de Jornalismo da ECA/USP, diretor da Comtexto Comunicação e Pesquisa.

<< Voltar